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Psicologia das Cores

As cores e sua influência sobre os posts, as marcas e a propaganda

As cores têm influência no mundo desde a antiguidade e até os dias de hoje elas são uma representatividade do nosso mundo. Elas auxiliam o homem a se expressar, citando por exemplo pinturas corporais de guerreiros antigos e indumentárias de cortes do mundo inteiro, mostrando nobreza e status. Visitando as grandes catedrais, podemos ver os vitrais coloridos e bem trabalhados, tudo nas cores que para quem está observando entenda a mensagem que deve ser passada.

Muitas vezes dependendo da região, podem ter um significado sem uma descrição ou sendo conhecidos universalmente como os sinais de trânsito, definidos pelo verde, amarelo e vermelho. 

Expressões como “roxo de raiva” ou “vermelho de vergonha” com certeza já foram ouvidas. Não há como negar, o homem é atraído por uma infinidade de tons e cores. As cores exercem um papel psicológico importante. Elas são usadas para estimular, acalmar e no caso da propaganda, vender. 

Utilizando-se delas para despertar sensações, atrair e influenciar na escolha. A publicidade e propaganda não vende assim por dizer, mas busca criar o estímulo para levar o cliente até o produto ou serviço. 

Quando a agência de publicidade escolhe a cor para a campanha ou peça, tenha certeza de uma coisa, foram horas pesquisando a cor correta para atingir o target e ficar equilibrado com a arte. Portanto, quando você ver uma logomarca, peça de outdoor ou display, pense antes de querer trocar a cor para uma que você acha bonitinha. Veremos que cada cor tem seu significado na propaganda e elas vêm sendo aplicadas em marcas conhecidas mundialmente.

– VERMELHO: Paixão, Coragem, Força, Fartura, Motivação, Fama, Juventude

– ROSA: Amor, Doçura, Felicidade, Elevação, Ternura, Sedução

– LARANJA: Entusiasmo, Exuberância, Graça, Interação, Alegria, Fascinação

– VERDE: Harmonia, Recomeços, Saúde, Natureza, Crescimento, Prosperidade

– AMARELO: Otimismo, Foco, Comunicação, Inspiração, Fidelidade

– DOURADO: Riqueza, Luxo, Abundância, Influência, Sabedoria

– AZUL: Imaginação, Calma, Serenidade, Relaxamento, Compaixão

– ROXO: Paz, Intuição, Devoção, Respeito, Espiritualidade, Consciência

– MARROM: Praticidade, Paciência, Sólido, Diligência, Confiabilidade

– CINZA: Neutralidade, Calmaria

– PRETO: Elegância, Proteção, Inteligência, Sofisticação, Força, Astúcia  

– BRANCO: Pureza, Inocência, Fé, Benevolência, Honestidade, Graça

Com base em como as cores passam em sentimento, a publicidade e propaganda as usa para atingir seu objetivo. E se você prestar atenção ao seu redor, verá que tudo é feito pensado em chamar a atenção para o alvo.

Após analisar as cores, reveja sua marca e se ela está tendo o retorno que você deseja, às vezes fazer uma roupagem nova, uma linha nova em sua marca, seja o que ela precisa!

Continue nos acompanhando e fique bem informado!

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