Aquilo que não aparece, não é percebido!
Você já deve ter ouvido essa frase como um lema nas estratégias de marketing que visam promover negócios no mundo virtual.
A verdade é que não basta estar na internet, mas sim usufruir dela de forma correta, usando as ferramentas de comunicação adequadas para ganhar a atenção desejada e se destacar em meio à concorrência.
Nesse sentido, uma tendência que virou necessidade é o MARKETING DE CONTEÚDO. Estratégia para atrair clientes por meio de textos, vídeos, ebooks e posts em sites e redes sociais. O método não faz promoção direta de pessoas ou marcas, mas atrai o público alvo ao oferecer soluções para os seus problemas.
São as ações de marketing, criadas , publicadas e promovidas, com conteúdo valioso e personalizado, e têm objetivo de fidelização.
FERRAMENTAS ATUAIS USADAS NO MARKETING DE CONTEÚDO
VÍDEOS
Por conta da pandemia a necessidade de interação virtual, trouxe navegantes curiosos para a rede, ansiosos por algo novo. Por isso, é necessário gerar um conteúdo visualmente atrativo que não se limita apenas a criar e publicar postagens no Instagram ou Facebook e artigos em sites ou blogs.
A “ bola da vez “ são as transmissões ao vivo, que atraem um grande número de seguidores. Imagens sem cortes, mostrando o funcionamento de um equipamento, por exemplo, é uma maneira autêntica de oferecer um produto ou serviço.
Vídeos curtos e descontraídos, também têm forte poder de atração. É crescente o número de visualizadores do Reels ( Instagram ) e TikTok, plataforma mais usada no mundo e que no Brasil só perde para a China em visualizações. Segundo pesquisa, são cerca de 4,72 milhões de brasileiros e brasileiras que utilizam a ferramenta.
PODCAST
Tem se tornado popular porque as pessoas e empresas perceberam o poder de se conectar de forma audível, como no rádio, porém o conteúdo é sob demanda e pode ser ouvido no momento em que o ouvinte quiser. Oferece informação, educação, entretenimento e mais, ou seja: não existe limite para a criatividade.
Para as empresas, esse formato é uma maneira de dialogar com um público bastante seleto e segmentado, o que pode significar resultados mais interessantes dentro de uma estratégia. Ao formar um público cativo para o podcast, é possível aumentar as chances de convertê-lo em consumidor e divulgador dos produtos e serviços da empresa.
ELEMENTOS GRÁFICOS
Os recursos gráficos são uma ótima maneira de segmentar informações relevantes porque visualmente, prendem a atenção. Possibilitam entendimento mais fácil para o público alvo que pode inclusive compartilhar nas redes sociais.
É possível, por exemplo, adicionar imagens de fundo e ícones que destacam as informações do restante do material escrito em seu artigo ou postagem de blog. No contexto do MARKETING DE CONTEÚDO é importante atentar para as necessidades atuais das personas, o que vai de encontro a algo mais interativo e dinâmico.
GAMIFICAÇÃO
O termo vem da palavra “game”, jogo em inglês. Trata-se de uma estratégia que se aplica com a mesma lógica dos jogos, em situações variadas, buscando o engajamento dentro de uma empresa, por exemplo ou, na comunicação externa, em ações para que os clientes participem.
Como em qualquer jogo, se faz necessário uma meta clara a ser alcançada pelo participante, assim como as recompensas e regras a serem seguidas. Tipos mais comuns de recompensas: PONTOS, já conhecido pelos programas de fidelidade, CONQUISTAS, quando as pessoas recebem selos ou medalhas de acordo com o seu progresso nas atividades sugeridas, e a COMPETIÇÃO, os usuários são analisados de acordo com o desempenho e os melhores colocados recebem prêmios.
Como vimos ,os novos tempos pedem um MARKETING DE CONTEÚDO criativo e mais interativo para atrair e manter os visitantes de um site ou uma página, de forma constante.
Gostou do tema ? No próximo blog vamos falar sobre outras ferramentas , tendências e contextos dentro do MARKETING DE CONTEÚDO.
Acompanhe as nossas publicações, envie sugestões.
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Referências : rockcontent.com.br | business.google.com | oracle.com | resultadosdigitais.com.br