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Conteúdo Express

CONSUMO DE CONTEÚDO EXPRESS

Você, e boa parte da população mundial, está conectada neste momento e deve permanecer por um longo período. No Brasil, passamos em média 10 horas e 8 minutos por dia na internet, seja a trabalho ou lazer. Ocupamos a segunda posição global dentre os países que mais “ gastam tempo “navegando, segundo levantamento recente do portal alemão Statista. 

As pessoas buscam por notícias, compartilham vídeos e fotos, escutam músicas, entrevistas, opinam, se divertem, estudam, pesquisam e principalmente, compram e vendem produtos e serviços, tudo isso e muito mais, de forma rápida, com apenas alguns cliques! 

Mas, foi durante a fase crítica da pandemia, que o ser humano ficou ainda mais dependente do digital, o que mudou o comportamento de consumo de conteúdo das pessoas de todas as idades e em diversos segmentos.  

O HOJE É PRA ONTEM

A pandemia trouxe à luz a tecnologia, que passou a ser  o elo de conexão pessoal e interpessoal, num ambiente on-line que oferece acesso fácil e rápido para todo tipo de informação. As empresas e serviços tiveram que se adaptar ao ambiente online, pensando nas diferentes formas de consumo digital dos brasileiros. Ponto de destaque sobre o assunto é a  hiperconectividade com a qual as pessoas trocam informações atualmente.Não há mais espaço e nem tolerância para as tradicionais burocracias e, principalmente, demoras!

Os jovens estão entre a maior parte das pessoas que cada vez mais consome uma variedade maior de conteúdos digitais e em diferentes formatos. Por isso, em especial as marcas,  devem pensar estrategicamente na sua comunicação e no que oferecem, pois a tendência é de  um público cada vez mais crítico e seletivo. 

GERAÇÃO Z = NATIVOS DIGITAIS

É o público do momento, nasceram entre a segunda metade dos anos 90 até o início do ano 2010 e formam uma geração que representa cerca de 20% da população brasileira e quase 40% dos consumidores. Eles cresceram em um mundo onde as informações são ilimitadas, mas seu tempo não. Buscam identidade, propósito e valores.

Quando falamos de marketing e vendas, podemos dizer que essa é uma geração que tem consumo engajado e sem limites de gastos. São esses jovens que possuem grande influência sobre a compra dentro de suas casas, que irão estimular os familiares e amigos a deixarem de usar um produto de uma empresa, por exemplo, se ela  estiver envolvida em  alguma polêmica. Por outro lado, são capazes de fazer campanha se, o que eles consomem virtualmente, vai de encontro às suas necessidades. 

Noventa e oito por cento da geração Z vive conectada de forma intensa. Enquanto a população geral navega, em média, cerca de 5h26 por dia, os Zs ou Gen Zs passam 6h45 na web. 

São consumidores de tudo um pouco e, em sua maior parte, usuários das redes sociais 

TENDÊNCIAS

Destacamos neste artigo, um público que tem chamado a atenção no consumo digital mas, os especialistas em marketing  alertam, que há outros grupos de faixas etárias e segmentos diferentes, que estão crescendo dentro do universo digital. 

Uma estratégia eficiente que tem apresentado bons resultados é o Podcast , modelo de conteúdo em ascensão em todo o mundo. Isso porque, diferentemente dos programas de rádio, os “áudios” podem ser ouvidos a qualquer hora, em qualquer lugar e em diversos dispositivos diferentes. Nós comentamos por aqui a respeito, em um dos nossos artigos.

No caso das empresas é possível disponibilizar o conteúdo do blog em forma de áudio, o que promove e inclusão – deficientes visuais podem ter acesso –  alcançando mais pessoas.  

A verdade é que no Brasil são mais de 200 milhões de habitantes, por isso não importa qual é a sua área de atuação. Por isso, além de conhecer o comportamento dos usuários da rede é importante acompanhar o impacto das mudanças culturais,  econômicas e tecnológicas no dia a dia das pessoas. 

Quem trabalha com marketing de conteúdo,  sabe que as preferências são distintas. Alguns preferem a leitura de textos curtos na internet, acham que é mais rápido . Outros, buscam vídeos e há quem só goste de áudios. É um futuro que nós já estamos vendo, com muita  interatividade e velocidade. 

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Referências – statista.com | negociosssc.com.br | internetlab.org.br | planejamkt.com.br | digilandia.io | tudocelular.com | simpleads.com.br | pucrs.br

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