Marketing Promo Digital

English EN Portuguese PT Spanish ES

Idoso Digital 2022

Há  mais 25 anos, Gilberto Gil, cantou que a sociedade pedia para se conectar! E, junto com sua banda, realizou em dezembro de 1996, a primeira transmissão via streaming do País , para lançar a canção “Pela Internet”. 

A letra exalta a rede virtual, fala de uma nova comunidade, que “quer entrar na rede“ e está deslumbrada diante da possibilidade de “fazer sua homepage” e, de se comunicar, com o mundo, de forma imediata. 

A internet causou um  impacto nas relações sociais e profissionais, em todas as FAIXAS ETÁRIAS. Tecnologia que avança e se modifica, oferecendo inúmeras possibilidades digitais de comunicação. 

Smartphones, tablets e computadores, se transformaram na extensão dos braços e mãos! 

E não há mais idade para se conectar. Se engana quem acredita que esse território virtual é exclusivo dos jovens. Pesquisas recentes, revelam que as pessoas ACIMA DE 60 ANOS, navegam cada vez mais no universo digital, e isso se deve ao envelhecimento saudável da população. 

ENVELHECEMOS NUM MUNDO NOVO

Assim como a tecnologia avança e se inova, Gil fez uma nova versão da mesma música,  intitulada “Pela Internet 2“, em 2018. Ele acrescentou à letra, as redes sociais como Facebook e  aplicativos como WhatsApp e o Waze, comuns no nosso cotidiano . 

Fato é que não vivemos mais sem a tecnologia, principalmente nas relações de consumo. 

Os IDOSOS descobriram isso, durante o período mais crítico  da pandemia, por conta do isolamento social. De uma certa forma, eles foram obrigados a se adaptar às novas demandas digitais. 

Segundo pesquisa da Kantar Ibope, uma das mais importantes empresas de mensuração de audiência e, investimento publicitário, as pessoas a partir dos 60 ANOS, estão  cada vez mais conectadas, em relação aos últimos 5 anos . 

O estudo, divulgado no início de 2021, revela que a maior parte dos IDOSOS aumentou também o tempo de permanência na internet e,  principalmente, nas redes sociais, além de consumir mais streaming e itens on-line. A plataforma preferida foi o Facebook, usada por 98% dos que têm acesso à internet, seguida pelo WhatsApp, com 95%.

BASTA UM CLIQUE PRA COMPRAR

O comércio eletrônico atraiu massivamente essa faixa etária. Em março de 2020, dados internos da Google revelaram aumento em mais de 100% no Brasil, nas buscas por “como fazer compras on-line“.  

Mas é preciso um olhar mais atento aos  veteranos porque eles não encaram com naturalidade as relações de consumo virtuais. Na visão deles, por exemplo, é mais seguro ir a um banco para resolver os problemas, do que baixar um aplicativo e navegar por ele. Afinal, se muitos jovens caem em golpes financeiros virtuais, imagina os idosos que ainda estão se adaptando às novas ferramentas?

INCLUSÃO DIGITAL

As empresas precisam de um olhar mais atento para a inclusão. É responsabilidade delas criar estratégias que não compliquem os procedimentos  digitais e facilitem o acesso às pessoas com mais de 60 anos .

Faixa etária que tem mais tempo  para se distrair na internet vendo vídeos, se divertindo com aplicativos de jogos e, pelo que revelam as pesquisas, PODER de compra. 

Se faz necessário, melhorar a experiência desse público no mundo digital com cuidado no excesso de informações e na poluição visual. Nada de confundir e sim simplificar, com menos cliques e, de forma objetiva, a interação delas nesse universo. 

#idoso #internet #digital #streaming #inclusao #interatividade #tecnologia 

Referências 

Infobase.com.br | Uninter.com | Uol.com.br | Centraldofranqueado.com.br | Radiopeaobrasil.com.br | Tenhomaisdiscosqueamigos.com | Revistaforum.com.br | Happycodeschool.com | Veja.abril.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Precisando de ajuda?