Veja como eu caí no meio de uma Guerra!
Depois de passar 5 anos em 3 empresas do setor de Moda Infantil que me fascinou pelo grande mercado que representa, fui convidado a retornar a Curitiba. Dessa vez eu tive a missão de gerenciar toda a Comunicação de Campo no Paraná e Santa Catarina, para a marca Nº1 do segmento de cervejas – Brahma, além das outras marcas do portfólio somadas aos refrigerantes na época.
Já a marca Skol era de responsabilidade de meu amigo Júlio Feijó Neto, que apesar de colegas de trabalho dentro da Corporação, nos posicionávamos como concorrentes no mercado.
Porém nesse momento estabelecia-se uma verdadeira guerra no mercado cervejeiro, protagonizada pela Nº 1 – Brahma e pela Paixão Nacional – Antarctica.
Mal sabia eu que minha volta a Curitiba após 9 anos, me colocaria no ápice de uma das maiores batalhas de mercado, tanto em campo como na área da Propaganda (Fischer&Justus x DM9).
A disputa pela preferência do consumidor, e por cada percentual milionário do share de mercado, fez com que os colaboradores dessas duas grandes indústrias vivessem seus dias mais intensos profissionalmente falando. Não bastasse isso a Coca Cola entrava na briga com a Kaiser, com seu famoso Baixinho (DPZ), e com todos esses personagens em cena o mercado conheceu uma revolução publicitária, uma guinada promocional, com investimentos jamais imaginados pelo mercado brasileiro.
Nossos líderes na Ambev, Marcel Telles e Magin Rodriguez, colocavam em todas as reuniões para suas equipes, a meta indiscutível de sermos a maior indústria cervejeira do Planeta….coisa que na época, até pensei – eles são obsecados e determinados, mas a maior do Planeta..!? Duvido…
E não é que aconteceu mesmo. Hoje a AB InBev é a maior indústria global do segmento.
Nas grandes verbas estratégicas em nosso plano Regional-PR/SC, fomos responsáveis por 2 grandes ações:
Um ano inteiro de comemorações em Curitiba – aniversário de 300 anos da cidade mais falada do Brasil à época, um budget tão grande quanto ao de Carnaval Rio na época.
Um outro mega evento, com público circulante acima de 1 milhão de pessoas, e onde a guerra ficava mais evidenciada ainda – a Oktoberfest em Blumenau.
Além disso não podíamos jamais, deixar de realizar todas as ações de Merchandising, Patrocínios, Eventos de apoio aos Distribuidores, Sampling, ações de Guerrilha, ações Promocionais, além do Planejamento, Compra, Armazenamento e Distribuição de todo o Material Promocional e de Eventos, para todo o Paraná e Santa Catarina….
Era um volume absurdo de trabalho, nos 3 anos que atuamos em plena guerra, a primeira guerra das cervejas.
Não conseguirei contar tudo nesse post, serão necessários mais alguns pois cada grande ação merece ser contada com detalhes, são vários cases que marcaram o mercado.
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Até o próxima