Marketing Promo Digital

English EN Portuguese PT Spanish ES

Agência ou Consultoria?

É muito comum nos depararmos com situações onde somos consultados para um determinado serviço de Marketing, onde os possíveis clientes sabem que precisam e desejam fazer algo, mas não sabe como brifar ou o que exatamente resolveria sua necessidade nessa área.

Decorrente disso, há pedidos desconexos, ou solicitações aleatórias, sem entender o contexto maior da estratégia, do marketing, e como isso funciona de forma intrínseca com seu business.

Nesse momento acabamos encontrando clientes que não tem um site mas querem fazer um Google Ads por que um amigo falou para ele, outros que só possuem um Instagram e dizem que o marketing digital não funciona, sem falar daqueles que dizem – meu filho que cuida das minhas redes sociais porque eu não sei fazer e não tenho tempo de aprender – entre tantas outras solicitações isoladas e sem fundamentação.

Nessas horas procuramos abrir um pouco a mente dessas pessoas, compartilhando alguns conceitos básicos de pensamento estratégico, como:

– Como funciona seu negócio?

– Você sabe definir sua persona? Sabe o que é persona?

– De que formas você vende? Como você entrega? Como você recebe?

– O que você tem de expectativa para os próximos 12 meses?

– Como seus clientes te avaliam?

– Você faz uma venda ou oferece uma experiência? 

– E assim vou seguindo até extrair o máximo do pensamento deles, uma vez que a maioria nunca parou nem para fazer esse exercício…

Aí me pergunto, acabo sendo uma agência que só quer vender aquilo que o cliente pediu cotação? Ou, ofereço essa Consultoria gratuita para certificar se realmente sabemos do que estamos tratando?

Uma Consultoria tem valor, e deveria ter custo, muitos me dizem…

Mas, se é um cliente que está tão sem noção, eu abordo da forma consultiva e extraio na maioria das vezes muito mais do que “um simples pedido de criar campanhas para o Facebook”, e nossa satisfação está justamente em colaborar na disseminação das boas práticas do marketing seja digital, promocional, estratégico ou institucional…

Você praticaria essa consultoria gratuita? Ou acha que deveria cobrar?

Comente, pois eu gostaria muito de saber seu ponto de vista.

Compartilhe e continue nos seguindo 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Precisando de ajuda?