Um desafio de segurança
Os formulários on-line são uma ferramenta comum de coleta de dados dos usuários. Muitas vezes são utilizados para obter informações específicas, como uma consulta sobre uma cotação ou um simples envio de contato. Esses dados podem ser usados para aprofundar o conhecimento a respeito dos seus clientes.
Os formulários permitem que você colete dados de maneira segura e eficiente. Além disso, são versáteis pois favorecem a criação de formas de atrair, interagir e oferecem condições exclusivas aos usuários. Cada formulário é uma oportunidade para convertê-los em clientes.
Porém, os formulários apresentam desafios à segurança, pois podem ser um alvo para usuários mal-intencionados ou hackers e enviar spam para milhões de usuários usando seus recursos, caso o formulário esteja codificado incorretamente.
Desta maneira, podem causar muitos problemas em seu site e, até mesmo, levar à suspensão de sua hospedagem na web ou ao cancelamento de sua lista pelo Google. Caso seu endereço IP seja colocado na lista negra, pode se tornar muito mais difícil enviar e-mails para seus clientes, devido a um problema em seu site.
Para evitar esses transtornos e deixar o seu site mais seguro, recomendamos os seguintes passos:
1 – Codifique seu formulário corretamente
O primeiro passo, e o mais importante, é certificar-se de que seu formulário tenha sido codificado corretamente. Peça ajuda de um desenvolvedor profissional para analisar os formulários em seu site e determinar se as tecnologias inclusas ainda têm suporte e se a codificação do formulário em si é segura.
2 – Use o Captcha
Existem medidas adicionais para ajudar a garantir que os formulários não sejam invadidos. Um recurso muito comum utilizado é chamado de Captcha (um teste totalmente automatizado para diferenciar computadores de humanos). Inventado por Alan Touring, na década de 1950, era uma forma de determinar se as máquinas poderiam pensar.
O Captcha testa o visitante de um site ou app que precisa identificar através de uma sequência de letras e/ou números gerada aleatoriamente, que aparece sob a forma de imagem distorcida e uma caixa de texto. Para passar no teste e provar que você é um ser humano, basta digitar na caixa de texto os caracteres que você vê na imagem.
Atualmente, o uso do Captcha é usado para comprovar que se trata de um humano real que está preenchendo seu formulário ou se alguém criou um script automatizado e está tentando explorar seu formulário ou automatizá-lo para enviar spam através de seu próprio site.
Esses testes, felizmente, ficaram mais simplificados graças ao Google. Hoje em dia, se os usuários estiverem conectados ao Google não é necessário realizar nenhuma ação, talvez seja preciso apenas assinalar uma caixa antes de dar prosseguimento ao acesso.
Provavelmente você já precisou resolver um quebra-cabeça complexo para enviar um formulário, porém, esses tipos de Captchas não são mais utilizados. Incluir um Captcha moderno facilita o acesso do usuário, o que pode ser feito através de um aprimorado investimento em programação, mas pode resultar em um grande desafio para quem tentar hackear seu formulário.
Por isso, aconselhamos que o Captcha seja aplicado no seu site, caso sejam utilizados formulários de contato.