Em boa parte das empresas brasileiras, esta é a situação atual : os funcionários estão retornando ao trabalho de forma presencial e há aqueles, que pela função que exercem, podem executar algumas tarefas remotamente, de suas casas, no modelo híbrido.
O quadro, reflexo da pandemia, demonstra que o “trabalho tradicional “ mudou e tanto os processos organizacionais, quanto as interações entre as pessoas, estão diferentes e bem mais digitais. Hoje, o contato físico deixou de ser prioridade e a adaptação para reuniões online e gestão remota, tornaram-se essenciais.
Nesse sentido, os principais desafios das corporações são : alinhar o time, criar novos métodos para conexão e incentivar os profissionais a estarem mais engajados com os propósitos organizacionais.
E aí entra em ação, o marketing motivacional, na comunicação interna das empresas e dentro do contexto do endomarketing, identificando o funcionário como um colaborador.
ENGAJAMENTO : MAIOR DESAFIO DA DAS EMPRESAS EM 2022
Com os diferentes modelos de trabalho muitas vezes acontecendo ao mesmo tempo dentro de uma empresa, é preciso ter um plano bem detalhado e criativo para sustentar o engajamento dos colaboradores e manter o time produzindo.
Uma pesquisa, publicada recentemente pela Gallup, consultoria norte-americana, realizada em 230 empresas no mundo, identificou que colaboradores engajados vendem 20% a mais e são 17% mais produtivos, bom para os negócios!
Segundo a pesquisa , o profissional engajado é aquele que se sente satisfeito no exercício de suas atividades, sendo ainda valorizado pela empresa. O resultado é maior produtividade, devido ao empenho do “funcionário”, que sente orgulho do local onde trabalha e encontra na organização, uma visão alinhada aos seus princípios.
A MOTIVAÇÃO PROMOVE COMPROMETIMENTO DO COLABORADOR COM A MARCA
A essência do marketing motivacional é a construção de bons resultados por meio da melhora do desempenho dos colaboradores. Isso acontece no cotidiano e de forma gradual. O primeiro passo é valorizar o profissional para que ele seja reconhecido internamente por suas ações e opiniões, promovendo a participação dele em todos os processos da organização. Por exemplo, quando uma empresa passa por um momento difícil e resolve mostrar para o público interno sua real situação, junto com as estratégias projetadas para melhorar, ela consegue reforçar a união entre os funcionários.
Agora, não espere comprometimento de um profissional desalinhado com os objetivos da empresa, insatisfeito com o ambiente de trabalho ou desprestigiado.
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DENTRO DA EMPRESA
A melhor ferramenta, em tempos de flexibilidade de horários e atividades presenciais, para os gestores que querem melhorar o engajamento de seus colaboradores, são os canais digitais de comunicação corporativa.
Há diversos formatos possíveis para promover o relacionamento , entre líderes, equipes e colaboradores e o Endomarketing, termo utilizado para conjunto de canais de comunicação interna, pode ser abastecido com conteúdo motivacional. Veja algumas possibilidades de ação:
E-mail marketing : ainda é bem eficaz na comunicação. Permite o envio de mensagens rapidamente atingindo todos os colaboradores de uma vez só ou de forma pessoal;
Intranet : apesar de ser uma via de mão única, que serve apenas como um centralizador de conteúdos, deve ser abastecida com notícias e informações relevantes e atuais, nos arquivos , bibliotecas digitais, treinamentos, vídeos e até podcasts. O ideal é que seja atrativa , com fácil visualização e acesso rápido;
Vídeos: eles podem ser divulgados na intranet e nos canais de comunicação da empresa como YouTube. Para chamar a atenção, precisam ter temas interessantes relacionados a marca para que os colaboradores possam compartilhar em suas redes sociais, ampliando o trabalho de captação de clientes;
Blog: as empresas podem criar um blog corporativo, publicando textos com temas de interesse dos colaboradores. O conteúdo pode ser por exemplo, a palavra do presidente da organização, ressaltando o compromisso com os colaboradores , valorizando a importância do trabalho de cada um deles, etc..;
Aplicativos: Os smartphones são muito utilizados pelos colaboradores e neste caso, a ideia seria desenvolver aplicativos específicos para a comunicação interna, para a troca de informações importantes e até games, que incentivam o aumento da produtividade, entre equipes, por exemplo. Ou ainda, como muitas empresas vem fazendo desde o período crítico de pandemia ,criar grupos de WhatsApp para enviar comunicados rápidos, vídeos, celebrar datas comemorativas e de forma individual até parabenizar aniversariantes;
– Redes sociais: ferramenta que possui atributos, funções e mecanismos desenvolvidos para promover maior engajamento e envolvimento por parte dos colaboradores de uma empresa, que podem interagir e compartilhar de forma rápida a marca ou produto.
Se você já investe na comunicação da sua empresa buscando só os clientes externos, que tal começar a olhar para os seus colaboradores com maior atenção?
Nós da PROMO MARKETING DIGITAL, somos especialistas em conteúdo e vamos ajudar você a promover os seus produtos ou serviços e ainda engajar os seus colaboradores, por meio de várias plataformas disponíveis no ambiente virtual.
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Referências : abcddacomuicacao.com.br/pesquisa | aberje.com.br | metrópoles.com | suatv.com.br | Livro : Marketing Motivacional – Renato Avanzi e Edmundo Monteiro de Almeida