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Inbound Marketing é uma solução?

O Inbound Marketing é uma parte do marketing que foca em atrair, converter e encantar os clientes, é também chamado de marketing de atração, isso se dá pela forma que ele atua, afastando-se do conceito tradicional da publicidade e possibilita a conexão com o público-alvo por meio dos pilares: Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais. 

Vamos pensar no modelo tradicional de fazer marketing na televisão. As propagandas são passadas geralmente durante a exibição do programa em que você quer assistir, o que dá a ela o caráter de interrupção, são geralmente para falar sobre um produto ou a empresa, que nem sempre é do nosso interesse, principalmente naquele momento. Pelo contrário, o Inbound marketing atua de maneira oposta, porque uma de suas premissas da estratégia é colocar o público como o fator mais importante, e não os produtos ou serviços.

Dessa forma, enquanto uma estratégia tradicional de marketing faria uma propaganda para vender determinado produto, o Inbound trabalha nas soluções que ajudassem a entender o porquê você precisa daquele produto.

A interrupção dos anúncios tradicionais não faz efeito na geração de hoje em dia e, para as marcas serem bem-sucedidas, precisam inverter a estratégia. O Inbound Marketing é a solução.

Nós certamente, temos contato com alguma publicidade durante nosso dia, no caminho para o trabalho, podem existir alguns outdoors, ao acessar a internet no celular, acabamos passando – sem querer – os olhos por alguns banners publicitários. No entanto, todos estes métodos buscam interromper a atenção dele e voltá-la para um produto. É um marketing que vai atrás dele.

Hoje em dia, nossos olhos automaticamente treinados para ignorar esta publicidade, pulam anúncios em revistas e na internet, já que nos acostumamos com o fato deles não serem sempre tão relevantes. O mesmo vale para a TV.

O Inbound Marketing em vez de ir atrás do seu público, ele o atrai. Só que isso não é feito de graça: para atraí-lo de maneira eficiente, é necessário oferecer algo de valor. Se a pessoa não ver vantagem naquilo, vai passar batido igual a publicidade tradicional.

Para entender melhor, é necessário entender que o Inbound possui 5 etapas, que compõem a jornada de decisão para uma compra: atrair; converter; relacionar; vender e analisar.

– Atrair: BLOG, Site, Marketing de Conteúdo, SEO, Redes Sociais.

– Converter: Landing Page, Pop-ups, Banners, Formulários, E-mail marketing, Fluxo de nutrição, Automação de marketing.

– Relacionar: E-mail marketing, Fluxo de Nutrição, Automação de marketing.

– Vender: Lead Scoring, SLA Marketing e Vendas, Smarketing, Inbound Sales.

– Analisar: Esse é um dos pontos mais abrangentes para o Inbound marketing, um dos benefícios é poder fazer o uso de dados para analisar com exatidão o que está dando certo ou não. Um bom relatório de retorno sobre investimento (ROI) e o custo de aquisição de clientes (CAC) podem ajudar a identificar qual tem sido a estratégia mais rentável para seu negócio

Continue nos acompanhando, no próximo blog falaremos mais sobre o Inbound Marketing!

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