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Etiqueta, Home Office?

Antes, durante e depois da pandemia.

Não há como negar que no mundo corporativo o avanço da internet e as novas ferramentas tecnológicas , além de beneficiarem as empresas no crescimento financeiro , com o fechamento mais rápido dos negócios, também trouxeram transformações comportamentais.

Vivemos literalmente conectados e diariamente necessitamos nos adaptar as novidades , principalmente na forma em que nos comunicamos dentro do ambiente profissional.

Em tempos onde o virtual ganha cada vez mais espaço, uma característica da modernidade, muitas pessoas estão deixando de lado , regras básicas de educação e postura e diante de infinitas situações , terminam comprometendo as relações.

A verdade é que, o “ bom “ comportamento , aquele aceitável na vida real, também é esperado no ambiente dos negócios, cada vez mais dependente da internet , internamente e externamente. As chamadas atitudes positivas, vão de encontro a um conjunto de normas estabelecidas pela etiqueta virtual.

Sim, a etiqueta virtual existe e dentro do ambiente corporativo , quando praticada, ajuda a evitar conflitos, permite uma comunicação mais prazerosa e ainda influencia nos negócios.

Veja aqui algumas dicas e situações que podem ajudar você a melhorar

suas interações no universo virtual.

Reuniões à distância se tornaram uma realidade diária para boa parte das pessoas ao redor do mundo , neste momento,  não é mesmo ? Por isso é importante ter atenção a algumas normas de etiqueta que fazem toda diferença no fechamento de um negócio e na produtividade da sua equipe .

 – Se você conhece sua equipe verifique o melhor dia para que todos possam participar da reunião.

– Procure fazer a reunião dentro do horário habitual de trabalho. Mesmo com a maior parte das pessoas em home office é importante estabelecer limites e não comprometer a vida pessoal dos integrantes do time .

Se a reunião virtual  é com  quem você não conhece – pode ser um  cliente –  deixe que a pessoa escolha o horário e tente se adequar .

Em ambos os casos : verifique antes o local em que você vai estar .

É bom checar a luminosidade , enquadramento, áudio  e , se a internet está ligada . Faça testes , gravando um vídeo para verificar tudo isso.

Esteja preparado para uma apresentação com slides e divisão de  tela , caso necessário.

Se há mais de um participante na reunião anote os nomes dessas  pessoas num lugar visível para não correr o risco de trocar ou esquecer ao longo da reunião .

Evite ficar mexendo no celular sendo você o organizador da reunião ou participante .

Isso tira a concentração dos outros .

Pra marcar presença numa reunião virtual , fazendo propaganda da sua empresa por exemplo, deixe a sua logomarca aparente . Pode ser na sua roupa , num banner  posicionado ao seu lado ou em um plano de fundo para reuniões .

Atenção também as roupas que por si só transmitem uma imagem : camiseta regata , bonés, adereços de time de futebol  e óculos escuros , devem ser evitados em reuniões home office.

De preferência , homens não devem aparecer , com barba por fazer e as mulheres com a cabelo dessarumado ou molhado.

É bom manter uma postura profissional e formal  e a roupa ajuda a compôr o cenário . Atente  para a visão que os outros tem de você , normalmente dos ombros pra cima e que permite , roupas mais descontraídas na parte de baixo , como um pijama , por exemplo . Cuidado,  se precisar se ausentar da reunião,  desligue  a câmera !

Evite reuniões longas, se há muitos itens pra discutir  e análise de  materiais/documentos, envie-os antecipadamente a todos os participantes , informe a pauta. Assim  todos terão  acesso aos dados e tempo de se preparar. Isso evitará gastar tempo com  explanações preliminares e agiliza as decisões

Teste os aplicativos de reunião  que serão usados. Assegure-se de que todos os participantes tenham as informações de acesso, como senhas por exemplo  e em tempo hábil, principalmente , se for necessário baixar um novo programa ou transferir a reunião para uma nova plataforma virtual .

Evite atrasos, principalmente se você é o anfitrião . Os participantes devem também realizar o login alguns  antes da hora indicada,  evitando assim  eventuais falhas de conexão ou acesso.

Ao iniciar a reunião, se você estiver no comando , deve cumprimentar os participantes e brevemente agradecer a presença de todos.

Tanto quem organiza como quem participa também deve  respeitar o tempo de cada um para falar.

Caso seja uma reunião com seu time e você precise chamar a atenção de alguém , por questões profissionais, faça isso no privado .   Não deixe seu funcionário numa situação constrangedora , diante do grupo .

Elogie e incentive seus funcionários , sempre  que possível . É uma forma de engajamento importante que cria confiança e disposição do time .

Os participantes  da reunião virtual precisam  colocar seus dispositivos (microfones e celulares) no modo “mudo” sempre que não estiverem falando. Isso minimiza os ruídos de fundo.

Por fim , seja tolerante. Nem todos tem a mesma desenvoltura com a tecnologia. Caso haja uma interrupção inesperada na conexão ou por causa  de ruídos involuntariamente vindos do ambiente de algum participante, o ideal é manter a calma e gentilmente oferecer auxílio para corrigir o problema!

Você já viveu algumas das situações acima mencionadas ? 

Conta pra gente como foi ou comente esse artigo !

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