“Não é só com beijos que se comemora o amor“ este foi um dos slogans criados para uma campanha publicitária, na década de 40, com o objetivo de atrair casais e alavancar as vendas de uma loja, no mês de junho, em São Paulo. A ideia deu tão certo que foi adotada por outros comerciantes brasileiros, fazendo com que o 12 de junho, se tornasse oficialmente o dia dos namorados!
Atualmente no Brasil, esta é a segunda melhor data sazonal – período temporário e específico – para bares e restaurantes, em ternos de movimento, e a terceira em número vendas, no segmento varejista.
O calendário está recheado de datas específicas nacionais e até internacionais que podem ser muito bem aproveitadas pelo comércio para alavancar as vendas. Um bom exemplo é o Valentine’s Day , em 14 de fevereiro, dia dos namorados celebrado nos Estados Unidos e Europa. O certo é que, independentemente do nicho e do tipo de produto ou serviço oferecido, essas épocas sempre rendem boas oportunidades de negócio, já que o consumidor é estimulado a comprar mais para presentear ou por causa de descontos e condições especiais.
Mais planejamento, menos riscos
Com os brasileiros cada vez mais conectados, as chamadas datas sazonais ganham relevância no mundo digital e servem como uma estratégia poderosa de marketing, que quando bem usada, ajuda as empresas a potencializarem seus lucros.
Mas por conta da ansiedade e da falta de planejamento, grandes marcas podem cometer erros estratégicos que acabam gerando mais prejuízos do que lucros. A Nielsen, líder global em medição de audiência e de resultados, apontou as principais falhas cometidas.
São elas:
1 – Estratégia errada e única, focada apenas em preço e desconto;
2 – Concentração do investimento em mídia, apenas próximo da data sazonal;
3 – Deixar de analisar a concorrência e não buscar o diferencial.
Quais são as estratégias básicas para aproveitar as datas sazonais?
Não basta eleger todas as datas comemorativas do calendário e criar dezenas de campanhas de forma aleatória. É preciso ter planos definidos e com propósito, porque nem todos os períodos de celebração podem funcionar para o público que deve ser conquistado e fidelizado (persona).
Basicamente, é necessário elaborar um cronograma, levando-se em conta as datas comemorativas, programando assim estratégias.
É fundamental ainda analisar o desempenho do negócio e o posicionamento no mercado.
Assim é possível associar a marca, o produto ou serviço, de forma personalizada, com a respectiva data comemorativa.
Principais datas sazonais :
15 de março: Dia do Consumidor
17 de abril: Páscoa (feriado)
08 de maio: Dia das Mães
12 de junho: Dia dos Namorados
14 de agosto: Dia dos Pais
15 de setembro: Dia do Cliente
12 de outubro: Dia das Crianças
25 de novembro: Black Friday
25 de dezembro: Natal (feriado)
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Referências : global.nielsen.com/pt/ | meioemensagem.com.br/ | abrasel.com.br/ | abmn.com.br/