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Campanhas Sazonais

“Não é só com beijos que se comemora o amor“ este foi um dos  slogans criados para uma campanha publicitária, na década de 40, com o objetivo de atrair casais e alavancar as vendas de uma loja, no mês de junho, em São Paulo. A ideia deu tão certo que foi adotada por outros comerciantes brasileiros, fazendo com que o 12 de junho, se tornasse oficialmente o dia dos namorados!

Atualmente no Brasil, esta é a segunda melhor data sazonal – período temporário e específico – para bares e restaurantes, em ternos de movimento, e a terceira em número vendas, no segmento varejista.

O calendário está recheado de datas específicas nacionais e até internacionais que podem ser muito bem aproveitadas pelo comércio para alavancar as vendas. Um bom exemplo é o Valentine’s Day , em 14 de fevereiro, dia dos namorados celebrado nos Estados Unidos e Europa. O certo é que, independentemente do nicho e do tipo de produto ou serviço oferecido, essas épocas sempre rendem boas oportunidades de negócio, já que o consumidor é estimulado a comprar mais para presentear ou por causa de descontos e condições especiais.

Mais planejamento, menos riscos 

Com os brasileiros cada vez mais conectados, as chamadas datas sazonais ganham relevância no mundo digital e servem como uma estratégia poderosa de marketing, que quando bem usada, ajuda as empresas a potencializarem seus lucros. 

Mas por conta da ansiedade e da falta de planejamento, grandes marcas podem cometer erros estratégicos que acabam gerando mais prejuízos do que lucros. A Nielsen, líder global em medição de audiência e de resultados, apontou as principais falhas cometidas. 

São elas:

1 – Estratégia errada e única, focada apenas em preço e desconto;

2 –  Concentração do investimento em mídia, apenas próximo da data sazonal; 

3 – Deixar de analisar a concorrência e não buscar o diferencial.

Quais são as estratégias básicas para aproveitar as datas sazonais? 

Não basta eleger todas as datas comemorativas do calendário e criar dezenas de campanhas de forma aleatória. É preciso ter planos definidos e com propósito, porque nem todos os períodos de celebração podem funcionar para o público que deve ser conquistado e fidelizado (persona).

Basicamente, é necessário elaborar um cronograma, levando-se em conta as datas comemorativas, programando assim estratégias.  

É fundamental ainda analisar o desempenho do negócio e o posicionamento no mercado.

 Assim é possível associar a marca, o produto ou serviço, de forma personalizada, com a respectiva data comemorativa. 

Principais datas sazonais : 

15 de março: Dia do Consumidor

17 de abril: Páscoa (feriado)

08 de maio: Dia das Mães

12 de junho: Dia dos Namorados

14 de agosto: Dia dos Pais

15 de setembro: Dia do Cliente

12 de outubro: Dia das Crianças

25 de novembro: Black Friday

25 de dezembro: Natal (feriado)

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Referências : global.nielsen.com/pt/ | meioemensagem.com.br/ | abrasel.com.br/ | abmn.com.br/

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