Aqui nesse Brasil imenso sempre tem alguém quem tenta olhar para o futuro, inclusive no Marketing
Ainda me encontrava na PepsiCo – Foods Division, Elma Chips aqui no Brasil…quando fui convidado a assistir uma palestra na APP – Associação Paulista de Propaganda, onde uma fera da área de Promoção de Vendas estaria divulgando suas idéias e conceitos. Caramba! Não poderia jamais perder esse evento, pois em meu job description eu deveria estar fazendo ações promocionais voltadas a impulsionar os produtos recém-lançados no mercado nacional, e eu precisava de mais visão, mais idéias, pois era difícil trabalhar com produto (snacks) de baixo valor unitário.
As opções promocionais juntamente com merchandising, usuais à época, eram realizadas 99% nos PDV´s, tais como Leve 3 Pague 2, Roleta com Brindes, Concurso ou Sorteios dentro de um PDV, Sampling, e as famosas Pilhas, Ilhas, Displays ou Dispensers com ofertas.
Mas eu precisava e queria saber mais…
Foi nessa apresentação na APP que me encantei “mais ainda” com o Marketing Promocional, pois um camarada chamado João de Simoni Ferrracciú, nos abria a mente com cases de ações promocionais, de marketing, de merchandising, tanto nacionais (Coca Cola, Shell, Caloi, etc…) como internacionais.
Pronto, me achei mesmo! …é isso que preciso para minha vida profissional, pensei comigo.
Para você ter uma idéia de quem foi o João de Simoni, ele fundou a AMPRO – Associação de Marketing Promocional em 1993, além de ser a cadeira Nº 4 na Academia Brasileira de Marketing. Eu não sabia que em 1978, eu estava diante de um profissional histórico, em um momento histórico.
Ele é chamado por muitos como o “Pai da Promoção no Brasil”, e acrescento também “Pai do Marketing Promocional” e com todo o mérito!
Veja abaixo um vídeo do João para entender um pouco como ele pensa!
Minha visão muda após essa palestra, e começo a perceber um movimento que começa a se consolidar no Brasil, unificando as teorias, criando junção entre as diversas ferramentas do Marketing, parafraseando o João…”galhos da mesma árvore”.
Comente como você se encontrou com o Marketing em sua trajetória? Gostaria muito de saber.